Quinta-feira, 28 Março 2024
Home > Notícias > Programa IMVF Autarquias

Programa IMVF Autarquias

Municípios e Autarquias Locais são hoje alguns dos intervenientes que trabalham em parcerias multiatores, lado‑a‑lado com as ONGD, as organizações de investigação e ensino, os atores culturais, toda a sociedade civil e mesmo as empresas – que se redescobrem e redefinem no papel de empreendedores de desenvolvimento e facilitadores de processos locais. O IMVF tem sido pioneiro neste campo, tendo cedo reconhecido o papel preponderante que estas entidades poderiam representar na cooperação internacional, nomeadamente ao nível da Cooperação Descentralizada mas não só.
Neste sentido, tem‑se progressivamente procurado reforçar uma ação mais global junto deste público‑alvo, dotando as Câmaras, em particular, e a sociedade civil, em geral, dos conhecimentos e potencialidades das Autarquias Locais como atores privilegiados. Perante novos desafios internacionais, nacionais e locais que afetam o quotidiano das autarquias locais, convém não esquecer que a resposta a problemas locais não se pode dissociar das realidades mundiais.
 

Programa IMVF Autarquias

Municípios e autarquias locais são hoje alguns dos intervenientes que trabalham em parcerias multiatores, lado‑a‑lado com as ONGD, as organizações de investigação e ensino, os atores culturais, toda a sociedade civil e mesmo as empresas – que se redescobrem e redefinem no papel de empreendedores de desenvolvimento e facilitadores de processos locais.

O IMVF tem sido pioneiro neste campo, tendo cedo reconhecido o papel preponderante que estas entidades poderiam representar na cooperação internacional, nomeadamente ao nível da Cooperação Descentralizada mas não só.

Neste sentido, tem‑se progressivamente procurado reforçar uma ação mais global junto deste público‑alvo, dotando as Câmaras, em particular, e a sociedade civil, em geral, dos conhecimentos e potencialidades das autarquias locais como atores privilegiados. Perante novos desafios internacionais, nacionais e locais que afetam o quotidiano das autarquias locais, convém não esquecer que a resposta a problemas locais não se pode dissociar das realidades mundiais.

Com o término do Go Local: Por uma Cidade Sustentável, o IMVF tem neste momento outro  Projeto a decorrer:

Projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma cooperação mais eficiente 

Ao longo de 36 meses irá manter, reforçar e expandir o trabalho já iniciado com o projeto Redes para o Desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente. Municípios portugueses, alemães, galegos e holandeses irão intensificar as suas iniciativas de Educação e Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento e aprofundar o seu trabalho em rede com outros intervenientes no mesmo setor.

Mais informações em: http://www.redesparaodesenvolvimento.org/pt/home 

Projetos já encerrados, mas com resultados e práticas que permanecem ativas e atuais:

Projeto Landmark: Compras Públicas Mais Justas e Sustentáveis 

 

landmark logo

 

O Projeto Landmark visa capacitar as autarquias locais europeias para agirem como catalisadores na promoção de condições de trabalho mais justas e adequadas no âmbito das cadeias globais de fornecimento de produtos adquiridos pelo setor público.

A abordagem do Landmark concentra-se nas práticas de compras de autoridades públicas na Europa, em especial as autarquias locais. Canalizar o seu poder de compra para produtos e serviços produzidos em condições justas e equitativas terá um impacto considerável na melhoria das cadeias globais de fornecimento.

O objetivo é a alteração de padrões de consumo dos compradores na Europa de modo a melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores glocais, em particular nos setores dos têxteis, da alimentação, da construção e da eletrónica.

Mais informações sobre o Projeto e suas atividades em: http://www.landmark-project.eu/pt/inicio/ 

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn

Municípios Aderentes

Calendário

Março - 2024

DomSegTerQuaQuiSexSab
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

 

Conteúdos IMVF: Mónica Santos Silva :: Ana Teresa Santos :: Ana Isabel Castanheira