Terça-feira, 19 Março 2024
Home > Notícias

Notícias

Fome Zero

20 Oct
A menos de 500 dias da data limite de se atingirem os ODM o maior desafio da Humanidade erradicar a pobreza extrema e a fome mantêm-se. Para os mais otimistas a última década têm sido de progresso. Os números da fome diminuíram em mais de 100 milhões de pessoas e a pobreza extrema foi reduzida para metade.

 
Ler mais

Olhar o Mundo

29 Aug
Olhamos o mundo quando olhamos as pessoas. Nos seus rostos estão refletidas gerações passadas, tradições, esperanças, culturas, realidades, sonhos e o Futuro.
Ler mais

Agricultura Urbana

17 Jun
Hoje, mais de 60% da população mundial vive nas cidades. Os desafios inerentes a esta realidade são os habituais…económicos, sociais e ambientais.
A nível ambiental temos de destacar a pressão sobre os recursos naturais, uma aceleração da procura de alimentos, energia e água, ao qual se acresce a poluição e a desflorestação, não esquecendo o aumento substancial de resíduos sólidos e perigosos.
 
A pressão que as cidades exercem sobre o meio ambienta é gigantesca, com fortes impactos nos ecossistemas e na diminuição da biodiversidade
 
 
Ler mais

O Emprego de Qualidade como eixo do Desenvolvimento

17 Jun
Apesar de estas tendências positivas verificadas na última década, os problemas sociais relacionados com o emprego/desemprego continuam agudos na maior parte dos países em desenvolvimento. Mais de metade dos trabalhadores dos Países em Desenvolvimento (PED) , cerca de 1. 500 milhões de pessoas encontram-se em situações laborais de grande vulnerabilidade. Estes trabalhadores têm menos possibilidades de aceder a ofertas de trabalho formais, contar com protecção social, com sistemas de pensão ou de saúde. Estão encurralados num círculo vicioso de ocupações de baixa produtividade, remunerações baixas e com uma capacidade limitada de dar uma resposta eficaz aos desafios quotidianos familiares e comunitários. Esta realidade prejudica os indivíduos, as suas famílias e a sua comunidade e espelha-se na projecção de crescimento e de Desenvolvimento.
Ler mais

Guia Ambiental de A a Z

17 Jun
A discussão sobre conservação, preservação ambiental e sobre a gestão do ambiente urbano é uma preocupação de munícipes e do executivo camarário. A preservação dos ecossistemas tem vindo a comprovar ser essencial para o bem-estar das comunidades, e com um impacto direto a nível social e económico. 
Ler mais

Rotas Urbanas Interculturais na Mouraria

05 Jun
As cidades são polos vivos e dinâmicos de diálogo e multiculturalidade. Porque é importante aliar tradições , inovação e multiculturalidade, o IMVf dinamiza em parceria coma  Associação Renovar a Mouraria o projeto "Rotas Urbanas Interculturais”.
Ler mais

Municípios Aderentes

Calendário

Março - 2024

DomSegTerQuaQuiSexSab
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

 

Conteúdos IMVF: Mónica Santos Silva :: Ana Teresa Santos :: Ana Isabel Castanheira