Projeto Género e envelhecimento

Projeto Género e envelhecimento. Planear o futuro começa agora!

Em 2050 as pessoas idosas serão o dobro das crianças. A importância crescente do envelhecimento da população a nível mundial, sobretudo nas mulheres, foi o ponto dinamizador do projeto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)

Projeto Género e envelhecimento. Planear o futuro começa agora!

Em 2050 as pessoas idosas serão o dobro das crianças. A importância crescente do envelhecimento da população a nível mundial, sobretudo nas mulheres, foi o ponto dinamizador do projeto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) .
Ao abrigo deste projeto foram desenvolvidas várias iniciativas, entre as quais o estudo Género e Envelhecimento.
 “O estudo-diagnóstico realizado no âmbito do projeto e que agora se apresenta incide sobre a realidade das condições de vida dos homens idosos e das mulheres idosas em Portugal, identificando os problemas que enfrentam nas várias dimensões da sua vida, bem como o levantamento das políticas, programas e medidas de apoio orientadas para a população idosa e das respostas existentes nos diferentes domínios setoriais”. (www.igualdade.gov.pt)
Tendo em conta que o conhecimento deverá sustentar a ação orientada para a mudança, considerou-se imprescindível a produção de recomendações, a partir do estudo-diagnóstico.
Recomendações em:
Foram, ainda, elaborados dois Guias para a promoção da integração da igualdade entre mulheres e homens na atuação das entidades públicas, que trabalham com e para a população idosa, sensibilizando os diferentes organismos públicos, centrais e locais, para a transversalização da dimensão de género nas políticas públicas e apoiando as suas e os seus profissionais a integrar, na sua atividade profissional, a consciência de que as ações destinadas à população idosa têm impactos diferenciados sobre as mulheres e os homens.
Um guia para serviços de ação social:
Ver mais aqui 
Um guia para forças de segurança:
Ver mais aqui 

 Fonte: CIG