Água: Motor da Descentralização

A cooperação internacional fortaleceu o setor de água e saneamento na última década. Para além da cooperação inter-estatal (ou seja, da Ajuda Pública ao Desenvolvimento - APD), também a cooperação inter-municipal (entre municípios) tem demonstrado bons resultados no desenvolvimento deste setor. Através da cooperação descentralizada, os municípios apoiam institucionalmente, financeiramente e tecnicamente outros municípios. O objetivo é apoiar a descentralização de forma a potenciar as capacidades técnicas e financeiras dos municípios por todo o mundo...

A cooperação internacional diversificou o setor de água e saneamento na última década. Para além da cooperação inter-estatal (ou seja, da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), também a cooperação inter-municipal (entre municípios) tem demonstrado bons resultados no desenvolvimento deste setor.
Através da cooperação descentralizada, os municípios apoiam institucionalmente, financeiramente e tecnicamente outros municípios. O objetivo é apoiar a descentralização de forma a potenciar as capacidades técnicas e financeiras dos Municípios.
Quando em 2010 a Assembleia Geral da ONU declarou hoje que o acesso à água limpa e potável e ao saneamento básico como direitos humanos o reconhecimento sobre um dos principais obstáculos na luta contra a pobreza ficou sobre um imenso holofote mediático.
De facto os avanços no acesso a fontes melhoradas de água nas últimas década foram notórios: Entre 1990 e 2010, mais de 2 mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável. No final de 2010, 89% da população – 6.1 mil milhões de pessoas – já usavam fontes de água potável, 1% a mais do que a meta de 88% delineada em 2000 no Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) número 7 – Assegurar a Sustentabilidade Ambiental.
Mas o nosso trabalho ainda não terminou: 11% da população mundial – 783 milhões de pessoas – ainda não tem acesso a água potável. Porque juntos temos a responsabilidade de promover o desenvolvimento sustentável, contamos com Municípios Glocais que juntam a voz das suas comunidades à voz dos demais em defesa de um mundo mais justo e sustentável
 
Vídeo
H20= Saúde + Educação
http://www.youtube.com/watch?v=AUUf4BXNq4U&list=UUF8HxdMhXjIEvIolutyWfsQ&index=1
 
e
http://www.imvf.org/accao.aspx?id=432&idarea=453&pais=Angola&idprojecto=515

A cooperação internacional fortaleceu o setor de água e saneamento na última década. Para além da cooperação inter-estatal (ou seja, da Ajuda Pública ao Desenvolvimento - APD), também a cooperação inter-municipal (entre municípios) tem demonstrado bons resultados no desenvolvimento deste setor. Através da cooperação descentralizada, os municípios apoiam institucionalmente, financeiramente e tecnicamente outros municípios. O objetivo é apoiar a descentralização de forma a potenciar as capacidades técnicas e financeiras dos municípios por todo o mundo.

Quando em 2010, a Assembleia Geral da ONU declarou o acesso à água limpa e potável e ao saneamento básico como direitos humanos, o reconhecimento de um dos principais obstáculos na luta contra a pobreza ficou sobre um imenso holofote mediático. De facto, os avanços no acesso a fontes melhoradas de água nas últimas década foram notórios: entre 1990 e 2010, mais de 2 mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável; no final de 2010, 89% da população – 6.1 mil milhões de pessoas – já usavam fontes de água potável, 1% a mais do que a meta de 88% delineada em 2000, no Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) número 7 – Assegurar a Sustentabilidade Ambiental.

Mas o nosso trabalho ainda não terminou: 11% da população mundial – 783 milhões de pessoas – ainda não tem acesso a água potável. Porque juntos temos a responsabilidade de promover o desenvolvimento sustentável, contamos com os Municípios Glocais que juntam a voz das suas comunidades à voz dos demais em defesa de um mundo mais justo e sustentável.

 

Veja um exemplo de um Projeto de Cooperação Descentralizada aqui.