Interligações Glocais

Num mundo globalizado as interligações entre Norte e Sul são por demais evidentes, sendo que os efeitos das políticas tomadas em prol do desenvolvimento Humano Sustentável são sentidas a nível global, mas com um efeito mais direto nos países em desenvolvimento dada a sua maior exposição a situações de fragilidade...

Num mundo globalizado as interligações entre Norte e Sul são por demais evidentes, sendo que os efeitos das políticas tomadas em prol do desenvolvimento Humano Sustentável são sentidas a nível global, mas com um efeito mais direto nos países em desenvolvimento dada a sua maior exposição a situações de fragilidade. Estes novos desafios estão intrinsecamente ligados à prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), cujo cumprimento não assenta somente em decisões do topo. A urgência imperiosa de intervir a nível local para alcançar os ODM é reconhecida internacionalmente quer pela Nações Unidas quer pela União Europeia.

A necessidade de um processo de tomada de decisão participativo, a necessidade de adaptação das estratégias de desenvolvimento às necessidades locais e a importância de valorizar o conhecimento local requerem uma abordagem do desenvolvimento a partir de uma perspectiva local.

A dinamização local de prossecução dos ODM reforça o papel do Município, dos seus munícipes e projeta a imagem do país junto da comunidade internacional na defesa da Justiça Social Mundial e de uma Política de Desenvolvimento Coerente, em que todos os sectores – agricultura, pescas, migrações, segurança, inovação, ambiente, alterações Climáticas, transportes, dimensão social da globalização, energia – estão alinhados com os esforços do Desenvolvimento Humano Sustentável.

É tempo de agirmos glocalmente na resposta aos novos desafios sociais, económicos e ambientais. É tempo de reconhecer, valorizar o papel dos Municípios como pilares do processo de Desenvolvimento Sustentável.

A Campanha Go Local: Por uma Cidade Sustentável vai encorajar os Municípios Portugueses a seguir um percurso de sustentabilidade e apoiá-los na projeção da sua voz como atores de relevo na arena internacional.