Sexta-feira, 29 Março 2024
Home > Notícias > Fome Zero

Fome Zero

A menos de 500 dias da data limite de se atingirem os ODM o maior desafio da Humanidade erradicar a pobreza extrema e a fome mantêm-se. Para os mais otimistas a última década têm sido de progresso. Os números da fome diminuíram em mais de 100 milhões de pessoas e a pobreza extrema foi reduzida para metade.

Contudo a realidade mostra-nos que no combate à insegurança alimentar temos ainda um longo caminho a percorrer. Existem mais de 805 milhões de pessoas sem acesso a uma alimentação suficiente e de qualidade nutricional. A estes números juntam-se os progressos frágeis e irregulares alcançados na luta contra a pobreza.

Os desafios que se colocam a todos nós são imensos: Há densidade demográfica, temos o legado ambiental para preservar e as respostas sociais e económicas eficazes e efetivas para garantirem o bem-estar das comunidades.

As soluções há muito apontadas não estão a ser implementadas de forma eficaz. Falamos de : investimento público e privado para aumentar a produtividade agrícola; acesso à terra; serviços e tecnologias de mercado; combate ao desperdício alimentar e consumo responsável .

Existe outra abordagem, talvez pouco ortodoxa, no entanto válida para milhares de pessoas: insetos comestíveis

Aos mitos instalados sobre os insetos comestíveis contrapomos com a realidade, apresentada pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura : os insetos comestíveis contêm proteínas de alta qualidade, vitaminas e aminoácidos para os seres humano; são uma fonte de alimentação ecologicamente mais eficiente do que as vacas, os frangos e os porcos.  

A nova instalação ODM – Fome Zero, desenvolvida no âmbito do projeto Museu Mundial, procura sensibilizar para o potencial dos insetos comestíveis. Através de infografias, folheto e vídeos procuramos desmitificar um padrão alimentar, milenar em algumas culturas.
Esta instalação junte-se a um conjunto de outras iniciativas já promovidas no Museu Municipal de Loures-Quinta do Conventinho que de forma inovador e criativa sensibilizam para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Leia o folheto aqui

Mais sobre o projeto Museu Mundial aqui 



 

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn

Municípios Aderentes

Calendário

Março - 2024

DomSegTerQuaQuiSexSab
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

 

Conteúdos IMVF: Mónica Santos Silva :: Ana Teresa Santos :: Ana Isabel Castanheira